quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cativar...


Que quer dizer "cativar"?
É uma coisa muito esquecida...
Significa criar laços...
Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a 100
mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim...
Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás
para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol.
Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros.
Os outros passsos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me
chamará para fora da toca, como se fosse música... Então será
maravilhoso quando me tiveres cativado!...
Por favor...cativa-me!
A gente só conhece bem as coisas que cativoui... Mas como não
existem lojas de amigos... Se tu queres um amigo, cativa-me!...
Que é preciso fazer?
É preciso ser paciente... Tu te sentarás primeiro um pouco longe de
mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não
dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas,
cada dia, te sentarás mais perto...




Vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem
cativastes a ninguém... Sois como era a minha raposa. Era uma
raposa igual a 100 mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo.












Antoine de Saint-Exupéry, O pequeno príncipe

Nenhum comentário: